Metabolismo de lipideos!!
oii gente!!!,
Neste post mostraremos como funciona o Metabolismo dos lipideos em nosso organismo, assunto esse que vai cair na prova da 2º UP ...Então se liga aiii :
O Metabolismo lipídico ou metabolismo dos lipídios ocorre no fígado, estes lipídios são provenientes de duas fontes: dos alimentos ingeridos e da reserva orgânica que é o tecido adiposo. Diariamente, ingerimos cerca de 25g-105g de lipídios, Estes lipídios estão geralmente sob forma de triglicerídeos (TG). O armazenamento de ácidos graxos na forma de TG é o mais eficiente e quantitativamente mais importante do que o de carboidratos na forma de glicogênio. Quando hormônios sinalizam a necessidade de energia metabólica, promove-se a liberação destes TG com o objetivo de convertê-los em ácidos graxos livres, os quais serão oxidados para produzir energia. No entanto, outras formas de lipídios fazem parte da dieta diária, como os Fosfolipideos, o colestele as Vitaminas liposolúveis.
Ácidos Graxos saturados (SFA)
estão concentrados em alimentos animais como a carne bovina, frango, porco, laticínios) e alimentos vegetais (palmeira e sua semente e óleo de coco).
Ácidos Graxos monoinsaturados (MUFA)
Ácidos oléicos. Azeite, óleo de canola, óleo de amendoim, amendoins, nozes, peçã, amêndoas e abacate.
Ácidos Graxos poliinsaturados (PUFA)
Predominante na dieta é o ácido linoléico. Sementes vegetais e os óleos que eles produzem. Os óleos de coco, palmeira e manteiga de cacau são pobres nesse ácido. Existem duas principais famílias desse grupo de Ácidos Graxos: ômega 3 e ômega 6. Estes têm funções ainda não muito bem conhecidas no tratamento de muitas doenças do organismo, como por exemplo: esclerose múltipla, artrite reumatóide e dermatite atípica, assim como na prevenção de aterosclerose.
Ácidos Graxos essenciais
Ômegas 3 e 6 são conseguidos apenas através da dieta e não são produzidos pelo organismo e por isso são essenciais. Fontes de w-3: margarinas, óleos de canola e soja, óleo de peixes e mariscos, peixes.
Formação do Ateroma
Há impactação de colesterol na parede da árteria;
Migração de Macrofágos;( enzimas que tentam degradar o Colesterol acumulado na parede da árteria, mas acabam prejudicando pois o colesterol torna-se mais reativo);
Migração das células lisas levando ao rompimento endotelial e Migração das plaquetas---> Ateroma
Que ruim !
ResponderExcluirmuito legal, parabens ajudou muito no meu trabalho...
ResponderExcluir